sexta-feira, 3 de junho de 2011

Que espécie de contador tem a sua empresa?

Em um cenário global a busca pela vantagem competitiva através da procura de profissionais globalizados é fundamental.
Para atender as principais demandas estratégicas das organizações se faz necessário a contratação de parceiros diferenciados que saiba transformar a estratégia em resultados e valor positivo para o empreendimento.
Todos os recursos da empresa devem estes alinhados para maximizar seus pontos fortes. Quando a margem de erro tem que ser a menor possível, empresas de alta performance não devem apenas pensar e planejar melhor do que a concorrência. Devem executar a estratégia melhor do que a concorrência. Excelência operacional é essencial para a conquista de alta performance.
Como deseja enfrentar esse novo cenário econômico, utilizando os mesmos recursos ultrapassados, o risco se torna muito elevado, diante do quadro desprovido de valores qualitativos.
Acredito que a contratação desse profissional ou do escritório de contabilidade, tenha obedecido a critérios profissionais, desde a sua capacitação e qualificação até a sua educação continuada através da comprovação de artigos, livros ou projeto técnico específico de notável responsabilidade social ou ambiental.
Sua responsabilidade por seus serviços prestados deságuam no aspecto civil, penal e criminal, e sua culpabilidade consta em preceitos legais claramente definidos, já que as maiorias dos delitos provem de erros técnicos e/ou dolosos.
No aspecto de agregar valor á gestão empresarial é evidente que sempre tem se reunido com gestores e comumente tem discutido as diferenças dos números mensurados nos demonstrativos contábeis e financeiros, quando comparado com os reais inseridos na gestão teoricamente.
Esse profissional elabora periodicamente um DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL e discute seu feed back conclusivo com a gestão empresarial, visualizando os possíveis riscos.
Diante do nosso cenário fiscal tributário é cristalino entender e identificar os pontos fracos e fortes que possam nebular o critério de transparência e de controle interno desenvolvido na gestão, e que possa estabelecer um Planejamento Tributário por Elisão Fiscal.
Assim como é plausível entender as variabilidade dos custos trabalhistas e previdenciários, já que o fisco visa obter maior e melhor controle sobre esse centro de custo.
Em face do cenário econômico é preponderante a elaboração e execução do PES – Planejamento Estratégico Sustentável, que possa conceder uma maior flexibilidade das melhorias contínuas implementadas, após a aplicação do PDCA.
E faz necessário desenvolver ações decisórias que possam resultar no Relatório de Viabilidade Econômica, que possa conceder maior sustentabilidade e continuidade da atividade econômica desenvolvida.
Acompanhar, analisar, aferir e conciliar os demonstrativos contábeis e financeiros quando comparados com o planejamento empresarial, representa uma das melhores atividades que podem agregar valor a gestão empresarial, mas deve ser desenvolvido por profissional globalizado.
Se ele oferecer o atendimento as obrigações tributárias, através do setor fiscal, se, oferecer atendimento as obrigações trabalhistas, através do setor de pessoal, e emite os relatórios correspondentes aos demonstrativos contábeis e financeiros, com pendências, pois precisa conciliar as rubricas, você poderá até pensa que tem um contador.
Estamos em pleno século XXI e você não notou que a economia está globalizada, ou seja, qualquer que seja seu produto a concorrência (China) está muito presente, em qualquer segmente de mercado.
O controle de CUSTOS e DESPESAS deve ser exercido através de metas redutoras, que possibilitem oferecer às condições equivalentes á concorrência sob pena de impactar seu empreendimento.
O controle de bens, direitos e obrigações devem se equacionar com a sustentabilidade ao seu negócio.
Para que o profissional possa entender o significado das palavras, Fair Value, Empairtment, Hedge, Good Will, se faz necessário o retorno á academia ou similar, daí porque alguns acadêmicos dizem que a maioria das demonstrações contábeis e financeiras das empresas carece de inconsistência contábil.
Os fatores elencados no CPC/CFC que normatizam e regulamentam os princípios internacionais (IFRS, USGAAP, FASB, IASB) de adequação á contabilidade brasileira pode gerar resultados disformes, mas plenamente societários e legais.
O ano que se inicia (2011) até o final do governo Dilma será um período de ajustes onde a gestão deve decidir, mas para isso implicar em possuir elementos substancial, transparente, elaborado por profissionais que façam a diferença.
Já solicitou de seu CONTADOR um relatório avaliativo sobre impacto na adoção dos princípios internacionais á contabilidade brasileira na mensuração dos seus atos e fatos.
Sugiro gentilmente que leia meus artigos publicados para que possa entender o diferencial qualitativo dos serviços de contabilidade, antes que seja tarde demais.
Fonte: ELENITO ELIAS DA COSTA
Contador, Auditor, Analista Econômico Financeiro, assessor e consultor empresarial, Instrutor de Cursos do SEBRAE/CDL/CRC, Professor Universitário, Professor Universitário Avaliador do MEC/INEP do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, sócio da empresa, Irmãos Empreendimentos Contábeis S/C Ltda, consultor do Portal da Classe Contábil, Revista Contábil Netlegis, articulista da Interfisco, Clube dos Contadores, Contadores. cnt.br,  autor de artigos publicados no Instituto de Contabilidade do Brasil, CRCBA, CRCPE, CRCPR, CRCMS, CRCRO, CRCSP, CRCRJ, CRCCE, IBRACON (Boletim No. 320), CTOC-Portugal, autor de livros editados

Nenhum comentário:

Postar um comentário